domingo, 3 de novembro de 2013

AMBIGUIDADE

AMBIGUIDADE


De manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:
              Acorda, meu filho. Acorda, que está na hora de você ir para o colégio.
              Lá de dentro, estremunhado, o filho respondeu:
Pai, eu hoje não vou ao colégio. E não vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de sono; segundo, porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu não aguento mais aqueles meninos.
E o pai respondeu lá de fora:
  Você tem que ir. E tem que ir, exatamente, por três razões diferentes: primeiro, porque você tem um dever a cumprir; segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro, porque você é o diretor do colégio.

(Anedotinhas do Pasquim. Rio de Janeiro, Codecri, 1981)

1. Durante a leitura do texto, o leitor é levado a compreendê-lo de determinada forma, até ter uma surpresa.(5 pontos) Em que momento ocorre a surpresa?  
(5 pontos) Como o leitor compreende o texto antes de chegar a esse momento?

2. A compreensão errada se deve a duas razões: uma é o comportamento do filho, e a outra é a omissão de uma informação essencial para a compreensão global do texto
  • (5 pontos) Qual é esse comportamento?

  • (5 pontos) Qual é a informação omitida?
3. (20 pontos) Onde reside o humor do texto?
 
.......................................................................................................................................

4. Nem sempre a ambiguidade é um recurso de expressão. Às vezes, ela surge por acaso nas conversas do dia a dia, causando problemas de clareza e precisão.
Observe esta frase: "Marta participou da festa desanimada."
  • (5 pontos) Quais os dois sentidos que essa oração pode ter?  
  • (5 pontos) Devido ao duplo sentido, o predicado pode ter duas classificações. Indique-as.
..........................................................................................................................................
5. (10 pontos) Reescreva a oração duas vezes, alterando a posição do termo que gera a ambiguidade, de maneira que fiquem claros os dois sentidos. 
..........................................................................................................................................

Observe que na tirinha abaixo a ambiguidade é causada pela confusão em relação à forma verbal "vendo" que pode ser entendida como primeira pessoa do presente do indicativo do verbo vender (eu vendo) ou gerúndio do verbo ver (eu estou vendo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário