AMBIGUIDADE
De
manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:
Acorda, meu filho. Acorda, que está na hora de você ir para o
colégio.
Lá de
dentro, estremunhado, o filho respondeu:
Pai, eu hoje não vou ao colégio.
E não vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de
sono; segundo, porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu
não aguento mais aqueles meninos.
E
o pai respondeu lá de fora:
Você tem que ir. E tem que ir,
exatamente, por três razões diferentes: primeiro, porque você tem
um dever a cumprir; segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro,
porque você é o diretor do colégio.
(Anedotinhas
do Pasquim. Rio de Janeiro,
Codecri, 1981)
(5 pontos) Como o leitor compreende o texto antes de chegar a esse momento?
2. A compreensão errada se deve a duas razões: uma é o comportamento do filho, e a outra é a omissão de uma informação essencial para a compreensão global do texto
- (5 pontos) Qual é esse comportamento?
- (5 pontos) Qual é a informação omitida?
.......................................................................................................................................
Observe
esta frase: "Marta
participou da festa desanimada."
- (5 pontos) Quais os dois sentidos que essa oração pode ter?
- (5 pontos) Devido ao duplo sentido, o predicado pode ter duas classificações. Indique-as.
..........................................................................................................................................
5. (10
pontos) Reescreva a oração duas vezes, alterando a posição do
termo que gera a ambiguidade, de maneira que fiquem claros os dois
sentidos.
..........................................................................................................................................
Observe que na tirinha abaixo a ambiguidade é causada pela confusão em relação à forma verbal "vendo" que pode ser entendida como primeira pessoa do presente do indicativo do verbo vender (eu vendo) ou gerúndio do verbo ver (eu estou vendo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário